Pesquise hotéis em Morro de São Paulo

Data de entrada

Data de saída

 

Monumentos

Além de praias paradisíacas, natureza exuberante e agitação noturna, Morro de São Paulo também tem uma rica história, que deixou seus traços em algumas construções. Se desempenharam um papel importante na história, hoje estes monumentos se tornaram cartões postais de Morro de São Paulo. Sem dúvidas, estes monumentos históricos merecem uma visita, pois além de contar a história do local ainda lhe proporcionarão a apreciação de belos cenários e vistas deslumbrantes, além é claro de lhe render belíssimas fotos.

  • Farol
    FarolLogo visível para quem chega a Morro de barco, o farol foi construído em 1855 para orientar os navegadores. O farol pode ser alcançado através de uma trilha que começa na rua que fica em frente à Igreja Nossa Senhora da Luz.

    Mesmo o caminho sendo um pouco íngreme, a caminhada até o farol é um programa imperdível. Do alto do morro onde o farol se localiza, tem-se uma vista panorâmica espetacular das praias de Morro de São Paulo. Você poderá desfrutar de uma visão deslumbrante e tirar fotos de cartão postal. Com certeza a subida valerá a pena.


  • Portaló
    Portaló

    Este portal, que era a porta de entrada da fortaleza, é hoje a porta de entrada para Morro de São Paulo. Uma das marcas registradas de Morro de São Paulo, o Portaló, como é chamado este portal, dará as boas-vindas aos visitantes que desembarcam no cais.





  • Fortaleza
    FortalezaApós a invasão dos holandeses na Bahia, foi iniciada a contrução da Fortaleza de Tapirandu em 1630 para proteger a região de futuros ataques inimigos.

    Considerada um dos maiores sistemas defensivo do Brasil, a fortaleza tinha, na época colonial, uma muralha de quase mil metros de extensão e contava com um efetivo militar de 183 homens e 51 peças de artilharia.

    Hoje, a fortaleza de Morro de São Paulo ou o forte como é comumente chamada, é um dos lugares prediletos e com certeza um dos mais belos para se apreciar o pôr do sol. Muitas vezes também é possível observar golfinhos nadando em suass imediações.

    É muito fácil o acesso a fortaleza: é só seguir uns 10 minutos pelo caminho que se inicia ao lado do Portaló e você chegará nas ruínas da fortaleza. Com certeza este é um programa imperdível para um final de tarde.


  • Igreja Nossa Senhora da Luz
    Igreja Nossa Senhora da LuzDe acordo com registros históricos, já no início do século XVII existia uma capela que levava o nome de Nossa Senhora da Luz, que é santa padroeira de Morro de São Paulo e que tem a festa celebrada em sua homenagem no dia 8 de setembro. Entretanto, ainda de acordo com estes registros, na época esta pequena igreja se localizava na área onde hoje se encontra o farol.

    A construção da atual Igreja Nossa Senhora da Luz , que se localiza no topo da ladeira que leva ao cais, data da primeira metade do século XIX. Hoje, as suas escadarias tanto oferecem descanso para àqueles que subiram a ladeira do cais quanto aconchego para àqueles que gostam de se se sentar e observar o movimento da rua.


  • Casarão
    Casarão
    Este sobrado rosa em estilo colonial que se localiza na Praça Aureliano Lima foi construído em 1608 e já hospedou visitantes ilustres como D. Pedro II e a Marquesa de Santos, quando estes visitaram o local em 1859. Atualmente funciona no local uma pousada e um restaurante.





  • Fonte Grande
    Fonte GrandeOutra importante construção do período colonial que merece uma visita é a Fonte Grande. Construída em 1746, a Fonte Grande era destinada ao abastecimento de água potável aos soldados da Fortaleza e aos habitantes do povoado. Com o seu sistema de captação de água e decantação, a Fonte Grande é considerada como o mais avançado sistema de tratamento de água da época colonial.

    A visita do imperador Pedro II e da Marquesa de Santos contribuiu para a fama da Fonte Grande, pois, segundo relatos, o imperador tomou banho acompanhado na Marquesa no local.

 Morro de SP Homepage
 Localização
 História
 Como Chegar
 De Barco
 De Avião
 De Ônibus
 De Carro
 Hospedagem
 Hotéis e Pousadas
 Praias
 Primeira Praia
 Segunda Praia
 Terceira Praia
 Quarta Praia
 Quinta Praia
 Praia do Porto de Cima
 Ponta da Pedra
 Praia da Gamboa
 O Que Ver e Fazer
 Vila
 Monumentos
 Esportes e Atividades
 Passeios
 Noite
 Gastronomia